31 maio 2015

Ain! Eu esqueci...: trabalhos em grupo

     Hey, gente! Trabalhos em grupo nem sempre são um alívio, né? O que fazer quando as tarefas estão mal divididas, os prazos estão muito próximos e aquele cara que não fez nada no trabalho ou deixou de fazer sua parte quer levar algum crédito? 
     Bem, trabalhar com outras pessoas nunca é tão fácil quanto trabalhar sozinho. Caso você faça algo errado, as consequências caem em você, se fizer tudo certo, parabéns, você vai ganhar uma nota boa. Só que quando o trabalho é em grupo a coisa não funciona assim! Deixar de fazer alguma coisa pode estragar a nota de todo mundo e fazer tudo direitinho pode não ser reconhecido se o resto do pessoal não se esforçar em nada.
     O primeiro passo para conseguir trabalhar bem em grupo não é escolher pessoas do seu grupo de amigos ou os alunos mais inteligentes, e sim pessoas com quem você não converse tanto, para estreitar os laços ou resolver conflitos entre você e um colega durante o trabalho. Ficar no mesmo grupo que um amigo próximo pode gerar problemas por excesso de conversa, entre outras coisas. Se o objetivo fosse só mostrar seus conhecimentos, os professores teriam dado uma prova, não um trabalho. Trabalhos em grupo nos ensinam a manter relações com pessoas diferentes, porque é isso que vamos ter que enfrentar em larga escala lá fora. 
     O segundo passo é anotar todas as datas, conteúdo, e tipos de apresentações necessárias. Alguns professores pedem slides junto a trabalhos escritos entre outras mesclas de apresentação. Dividam os temas e as tarefas de maneira justa. Se um tema é muito carregado, estenda a pesquisa para dois alunos e, se for muito pouco, dê mais algo para a pessoa fazer. Nunca deixe alguém, mesmo que voluntariamente, com muitas coisas a fazer enquanto outra pessoa está quase sem nada.
     O terceiro passo é estipularem um prazo dentro do seu próprio grupo, estabelecendo uma data para todos pesquisarem, uma para as falas ficarem prontas, uma para o slide/cartaz, uma para a impressão do trabalho, etc. Tente fazer todas as datas se encaixarem pelo menos uma semana antes da data estipulada pelos professor, assim, se algo der errado, dá tempo de resolver. 
     O quarto passo é, mesmo que implicitamente, escolher alguém para "comandar" o grupo. É necessário alguém que saiba melhor sobre todos os temas pesquisados, para concertar possíveis erros ou salvar o grupo na hora da apresentação. Essa é a pessoa que geralmente configura o trabalho escrito e recebe todas as pesquisas.
     E é isso gente, esse é o "roteiro" para fazer um trabalho em grupo organizado e o melhor possível. Agora vão algumas dicas a parte:

♦ sempre imprima duas cópias do trabalho escrito e deixe com duas pessoas diferentes, faça o mesmo com o slide;
 ensaie a apresentação com seus colegas de grupo e deixe que eles vejam o slide antes da apresentação, para que cada um saiba a hora de falar e não se perca;
caso o grupo esteja um caos por causa do barulho, fale para o professor horas, se não der certo, tente não ficar bravo com seus colegas e exija mais atenção;
 não dê nenhuma tarefa de extrema importância para seu amigo folgado caso ele realmente não ligue para nada.

     Bom trabalho, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♣Comente sobre o que quiser.
♥São proibidas palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou brigas entre leitores.
♣Qualquer comentário fora desses termos será excluído.
♥Divirtam-se e não sintam-se mal pelas regrinhas, é que precisamos impor limites para que nenhum leitor decente ou o blog sejam prejudicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...